Núcleo da Mulher Empresária e Executiva de Honório Serpa elabora plano de Ação para a realização da Campanha de Arrecadação de Lixo Eletrônico.
Na manhã da última quinta-feira (29) reunira-se na sede da Associação Comercial Empresarial de Honório Serpa a empresária e Presidenta do Núcleo da Mulher Empresária e Executiva Honório Serpa Patricia Louesch, o Diretor do Departamento do Meio Ambiente Anderson Fornari, a Diretora do Departamento de Cultura e Turismo Glaúcia Riane M.Berno, e a Secratária Executiva da Entidade Marciane B. de Camargo para elaborarem o plano de ação para a Campanha de Arrecadação de Lixo Eletrônico. A iniciativa surgiu nas reuniões e foi inserido no Planejamento Estratégico de 2014 do Núcleo. Com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Honório Serpa, Departamento do Meio Ambiente o do Departamento da Cultura e Turismo a Campanha que acontecerá entre os dias 05/06 á 13/06/2014 tem como objetivo a Arrecadação do Lixo Eletrônico e para se fazer a destinação correta a esse tipo de material tão nocivo ao meio ambiente.
Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.
Monitores de Computadores telefones celulares, baterias, computadores e periféricos, televisores, câmeras fotográficas, impressoras são exemplos de lixo eletrônico. Quando o descarte desse tipo de material é feito de maneira inadequada, causa graves problemas ambientais, pois estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições e podem provocar contaminação de solo e água, além de contaminar o meio ambiente estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua. Estes equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro. Estes materiais demoram muito tempo para se decompor no solo. Ressalta Patricia Louech que também é engenheira Florestal.
Os pontos de coleta serão as Escolas Professora Maria Francisca dos Santos,Elias Abrahão o Colégio Estadual Projeto Rondon e Associação Comercial e Empresarial.
O sucesso de nosso projeto depende da participação das entidades, empresas e de toda a comunidade a idéia a partir da campanha é de dar o destino correto ao material com o objetivo de criar um comportamento cidadão ecologicamente correto para que todos possam usufruir de uma cidade ordeira e mais limpa. Finaliza Marciane B. de Camargo.
Fonte: