Empresas que se destacaram em qualidade, gestão e competitividade, na região sudoeste do Paraná e concorrem ao MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas - edição 2011, participaram do evento regional de premiação na noite desta terça-feira, dia 22, em Chopinzinho. Na ocasião, foram revelados os vencedores da etapa regional do concurso, que contou com a participação de mais de 700 empresas.
Duas empresas de Pato Branco e duas de Francisco Beltrão foram vencedoras da etapa regional e, junto com outras sete finalistas, seguem na disputa estadual e podem chegar a concorrer nacionalmente. Na etapa regional do MPE Brasil, a categoria Indústria foi vencida pela empresa Da Mama - Massas e Marmitas, de Pato Branco. Do mesmo município, a SAG Desenvolvimentos venceu na categoria Serviços de Tecnologia da Informação (TI) e foi o Destaque de Inovação.
Na área de serviços, um fato inédito: duas empresas com a mesma pontuação dividiram o Prêmio. A Mello Art´s - Comunicação Visual e a Megasult Consultores Associados, ambas de Francisco Beltrão, sagraram-se vencedoras. A Megasult também levou a premiação de Destaque de Responsabilidade Socioambiental. Os critérios de avaliação do MPE Brasil levam em conta os aspectos da gestão e os resultados das empresas. Entre os critérios avaliados estão liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados.
Para o consultor do Sebrae/PR em Pato Branco, Sabino Oltramari, o Prêmio é um estímulo para os empresários buscar a qualidade através da inovação e de práticas de gestão. "Vencedores e participantes devem comemorar por terem investido tempo em conhecimento, em busca de melhorar a gestão e a qualidade. Isso reflete diretamente nos processos e produtos de cada uma, aumentando sua competitividade", destaca Sabino Oltramari. Para ele, o sudoeste paranaense parte com bons representantes para a etapa estadual, que será realizada em Curitiba no dia 28.
Vencedora na categoria Indústria, a empresa Da Mama ? Massas e Marmitas, de Pato Branco, tem 11 anos de atividade. A conquista do Prêmio, conforme explica a empresária Janete Roden Zanmaria, é recebida como um indicador de melhoria da empresa. "A gente está no caminho certo e precisa cada vez mais investir em conhecimento para seguir neste ritmo", analisa. Janete diz que a partir da participação no MPE rendeu avanços na parte de gestão. "Com a ajuda do Sebrae/PR encontramos o foco da empresa e isso nos levou a melhorar produtos, atender melhor os clientes e ter um planejamento mais direcionado para nossas metas e necessidades", completa.
A empresária Jovelina Chaves da Silva Santos, da Mello Art´s - Comunicação Visual, de Francisco Beltrão, venceu na categoria Serviços e destaca o Prêmio como incentivo para continuar a investir na gestão do negócio. "É gratificante porque a gente percebe os avanços no dia a dia da empresa, o que aconteceu em grande parte depois que nos inscrevemos", explica. A empresa, com 30 anos de mercado, participou pelo segundo ano do MPE Brasil. "Na primeira vez que nos inscrevemos, vimos que quase não havia gestão. Trabalhamos junto com a nossa equipe e agora, na segunda participação, fomos agraciados", salienta.
A metodologia do MPE Brasil é elogiada pelo empresário Ciro Conte Chioquetta, diretor do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região Sudoeste (Sindicomércio), entidade apoiadora da iniciativa na região. "O momento é de grande competitividade em todos os setores da economia. As empresas precisam buscar novidades em capacitação, gestão e qualidade de processos e serviços, sob risco de perderem mercado e clientes. O MPE Brasil permite que as empresas façam uma avaliação do que têm de positivo e descubram suas dificuldades, abrindo o caminho para o crescimento", resume.
Ciro Chioquetta acrescenta que, em função da metodologia, todas as empresas participantes são beneficiadas. "Todos saem ganhando, não apenas os premiados. É fácil perceber a evolução das empresas que aderiram ao programa", completa o diretor do Sindicomércio.
O crescimento das empresas mencionado por Ciro Chioquetta pode ser exemplificado pela participação da Megasult Consultoria Empresarial, de Francisco Beltrão, vencedora na categoria Serviços e também Destaque de Responsabilidade Socioambiental na edição 2011 do MPE Brasil - região sudoeste. "Essa é a terceira vez que participamos do Prêmio. Em 2010, fomos finalistas e agora vencedores. Tudo mudou depois que começamos a responder os questionários. Colocamos em prática ações que envolvem colaboradores, clientes e fornecedores, aplicando os critérios de excelência do MPE Brasil. As questões socioambientais também entraram na nossa rotina. Hoje, temos 14 projetos relacionados à área socioambiental e estamos implantando a ISO 9000", relata Sérgio Capra, diretor da Megasult.
Inovação
A SAG Desenvolvimentos, de Pato Branco, foi a grande vencedora na categoria Serviços de TI e ainda recebeu o Destaque de Inovação. De acordo com o diretor comercial da empresa, Sidiney Tartari, a SAG trabalha continuamente para propiciar um ambiente de inovação. "Não basta fazer o trabalho do dia-a-dia, é preciso procurar algo mais e evoluir. Procuramos envolver os colaboradores, fornecedores e clientes e ser receptivos às novas ideias. É claro que precisamos filtrar o que pode ser aplicado, mas estamos atentos a tudo que possa trazer crescimento", diz Sidiney Tartari. O diretor ainda observa que a SAG está atenta para a análise dos processos produtivos e de gestão, seguindo a metodologia do MPE Brasil.
O MPE Brasil é promovido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), Sebrae, Grupo Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com patrocínio do Governo Federal, Petrobras, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Votorantim e apoio da construtora Odebrecht.
No Paraná, a premiação é realizada em conjunto pelo Sebrae/PR e Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), por meio do Movimento Paraná Competitivo (MPC), com o patrocínio da Gerdau, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Copel e Itaipu Binacional, e conta ainda com a parceria da Federação das Associações Comerciais do Estado do Paraná (Faciap) e Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR).
Na região sudoeste, são parceiros do MPE Brasil - Ciclo 2011, o Sebrae/PR, a Prefeitura de Chopinzinho, Associação Comercial e Empresarial de Chopinzinho, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Pato Branco, Sindicomércio, Sindimetal Sudoeste e Conselho da Mulher.
Fonte: acehs